Sunday, June 9, 2019

WhatsApp sobre “Comunicação não Violenta”


Caro amigo, criei um grupo de WhatsApp sobre “Comunicação não Violenta” e ficaria muito feliz em ter sua presença no grupo. Em essência, da forma mais simples possível, a comunicação não violenta é uma forma alternativa de interagir com as pessoas à nossa volta de forma mais amável: “falamos do coração” como diz o autor/criador dessa forma de interagir; segundo o autor, a nossa forma de comunicação atual é carregada de julgamentos, “certo e errado”, punição… e isso tem colocado lenha na fogueira da violência no mundo (inclusive dentro das nossas própria casas). Em vez de focarmos em criticar/julgar as pessoas, focamos no que está “vivo” nelas. Focamos em dizer/ouvir o que sentimos e entender o que os outros sentem, as necessidades de cada um.

Motivação: ano passado através de uma amiga fiquei sabendo da comunicação não violenta. Esse ano decidi experimentar. Ainda não apliquei efetivamente, mas estou gostando das leituras. Tudo fica mais fácil quando podemos compartilhar (uma das minhas necessidades)! Quando eu compartilho eu me sinto feliz, com um sentido para minha vida. 
Dinâmica do grupo: o grupo será composto por participantes e administrados, no momento somente eu sou administrador (mas qualquer um pode se candidatar e posso te convidar também). As postagens do grupo serão restritas inicialmente aos administradores (postagens por decisão), penso em fazer alguns experimentos, como abrir postagens em alguns dias para todos; infelizmente minha experiência mostra que grupos de WhatsApp podem ser bastante carregados se forem abertos para todos postarem. Esteja ciente que o grupo não é restrito, sendo assim, poderá estar no mesmo grupo de pessoas que não conhece (farei meu melhor para garantir sua privacidade).
Dinâmica das postagens: inicialmente não teremos uma frequência das postagens por que estou fazendo um trabalho voluntários (um hobby, uma forma de lazer), não tenho como me dedicar somente a isso. As postagens serão matérias que encontro na internet de fácil acesso em português (que tenha como falantes do português terem acesso através por exemplo de subtítulo). 
Língua oficial do grupo: português do Brasil.
Link para entrar no grupo: https://web.whatsapp.com/accept?code=FaEtIhOGqCoCfFC4xlER1w (você pode convidar quem quiser!)
No espírito da comunicação não violenta, não aceite entrar nesse grupo somente para me agradar, ouça suas necessidades, como de ter paz no seu smartphone (eu pessoalmente não participo de nenhum grupo de WhatsApp tendo esse princípio como importante, minha necessidade de poder me desligar do mundo quando quero para pensar, criar).
Que tenhamos paz no mundo e especialmente no Brasil!
Assunto que não serão abordados, somente em casos excepcionais: política.







No comments:

Post a Comment